top of page

Desfile das Escolas de Samba é oficialmente retomado em São José dos Campos após 13 anos

  • Foto do escritor: Redação | Rádio Clube do Vale
    Redação | Rádio Clube do Vale
  • há 1 dia
  • 1 min de leitura

Mesmo com chuva, o público compareceu à Praça Afonso Pena, na tarde de sábado, 24 de janeiro, para acompanhar o anúncio oficial da retomada do desfile das escolas de samba de São José dos Campos, interrompido desde 2012.


O evento contou com apoio da Prefeitura e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e reuniu sambistas, representantes das agremiações e moradores da cidade, reafirmando o Carnaval como uma importante manifestação cultural popular.


Participaram da programação as agremiações Estrela de Prata, Balaioo, Acadêmicos da Santa Cruz, Sol Nascente e Raízes Jovens, com apresentações simbólicas de suas baterias. Também foi apresentada a Corte do Carnaval 2026, formada pelo Rei Momo Caio Rambaldi, Rainha Luana Salles, Princesa Isabela Caitano e pelo Cidadão do Samba Luciano Eliotério.


Diretor-presidente da Associação Representativa das Escolas de Samba de São José dos Campos (Ares), André de Castro, o Andrezinho, destacou que a retomada do desfile é resultado de mais de dois anos de trabalho, com apoio do poder público e da Fundação Cultural.


O desfile oficial está marcado para o dia 16 de fevereiro, a partir das 19h, com percurso pela Avenida Nelson D’Ávila, passando pela Praça Afonso Pena e seguindo pela Rua 15 de Novembro, até a esquina com a Rua Coronel José Monteiro.


A tarde também foi marcada por homenagens a nomes históricos do Carnaval joseense, como Wanderley Barbarossa (in memoriam), ex-presidente da escola Estrela de Prata da Vila Maria, e Luiz Carlos da Silva, o Carudo, primeiro Rei Momo negro da cidade, eleito em 1978.


Foto: Paulo Amaral/FCCR

 
 
bottom of page