© 2016 - Rádio Clube do Vale - Todos os Direitos Reservados

Parque da Cidade é esvaziado após mortes por febre maculosa em São José dos Campos

02/09/2018

A ameaça de contato com carrapatos esvaziou o Parque da Cidade, um dos principais pontos turísticos e de lazer em São José dos Campos neste sábado (1º). Isso porque cerca de 100 capivaras, principais hospedeiras do carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa, vivem no local.

As peças teatrais do Festivale, um dos principais eventos de teatro da região, foram transferidas para o Parque Santos Dumont. Um festival gastronômico e artesanal foi mantido, mas mesmo com a atração, o movimento de visitantes foi pequeno.

A vendedora de sorvetes Ivana Silva trabalha no parque há 20 anos e até o começo desta tarde não tinha vendido nada. Segundo ela, o movimento foi bem abaixo do esperado para um sábado ensolarado. "Trabalho aqui desde o começo do parque e nunca vi dessa maneira. vIM cedo aqui e está parado", afirmou.

O vendedor de pipocas José Pinheiro disse que já esperava o movimento ficasse baixo. "Vim trabalhar já imaginando que o movimento iria cair bem e concretizou. Nunca vi com pouco movimento assim, muito ruim", disse.

“Viemos a lazer aqui mas é preocupante, porque algumas pessoas ja morreram por febre maculosa. Cautela nunca é demais, então temos que olhar para todos os lados, porque todo cuidado é pouco”, afirmou a professora Lilian Lorena.

 

Mortes

Neste ano, São José teve quatro mortes confirmadas por febre maculosa. Dois irmãos, de 36 e 39 anos, que morreram entre o fim de julho e o início de agosto após irem a um sítio.

Outros dois homens tiveram o diagnóstico da morte confirmado por exames na última terça (28) - em três destes quatro óbitos, as famílias das vítimas contaram que eles tiveram contato com ambiente rural na zona norte - onde fica o Parque da Cidade.

Para evitar mais casos, a prefeitura aplicou carrapaticidade no parque e orienta que os visitantes evitem as áreas próximo ao lago.

 

FONTE: G1 Vale do Paraíba (Texto e imagem copiados na íntegra)

Comparthe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Últimas Notícias
Please reload