© 2016 - Rádio Clube do Vale - Todos os Direitos Reservados

UBS lidera reclamações no 156 da Prefeitura de São José dos Campos

24/08/2017

 

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) lideram a lista de reclamações recebidas pela central 156 em São José dos Campos. No primeiro semestre de 2017, foram 7,3 mil ligações com reclamações sobre o serviço das unidades de saúde.

De acordo com o levantamento da prefeitura, em segundo lugar está a área da limpeza, com 3 mil ligações e outras 1,3 mil, sobre o Departamento de Regulação e Controle (DRS), com assuntos mais específicos ligados à saúde.

Os moradores do Jardim São José que frequentam a UBS do bairro alegam que não conseguem marcar consulta. "Só consegui a consulta para 20 de novembro e eu perguntei porque essa demora e liguei na prefeitura também questionando o problema, e eles alegaram que não tinha médico. Difícil essa situação pra gente que tem criança doente e precisa do atendimento naquele momento", contou a auxiliar de serviços gerais, Francisca Campos.

Já na unidade de saúde do Parque Industrial, as reclamações vão desde a retornos com médicos até agendamento de consultas com especialistas. "Eu vim há duas semanas tentando marcar uma consulta e me disseram que só ia conseguir pra dezembro. Essa foi a terceira vez que eu vim e por sorte consegui um encaixe", o motorista aposentado Francisco Pereira.

 

OUTRO LADO

A prefeitura reconheceu o problema e informou que faltam ao menos 52 médicos na rede pública. Uma das alternativas seria a contratação de médicos por consulta, mas apenas dois profissionais se cadastraram.

“Estamos trabalhando entre todos os departamentos da saúde para que o índice de reclamação caia. Esse ano chamamos 49 médicos do concurso, sendo 10 para atenção básica e alguns já pediram demissão. Também estamos trabalhando com hora extra desses profissionais para que a população não fique sem esse atendimento”, afirmou a diretora de atenção básica, Carlina Buck

 

 

Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região

 

Comparthe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Últimas Notícias
Please reload