top of page

Vereadores acionam Justiça contra reajuste da tarifa de ônibus em São José dos Campos


Quatro vereadores de São José dos Campos entraram com uma ação popular para suspender o reajuste da tarifa do transporte público municipal, que passará para R$ 6,00 em 11 de fevereiro. A ação, com pedido de liminar, foi movida contra a Prefeitura, o prefeito Anderson Farias Ferreira e as empresas concessionárias: Viação Saens Peña, Joseense Transportes de Passageiros e Expresso Maringá.


Os parlamentares Thomaz Henrique (PL), Lino Bispo (PL), Sérgio Camargo (PSDB) e Roberto Chagas (PL) alegam falta de transparência na decisão e ausência de auditoria recente, exigida pela Lei Municipal nº 3.564/1989. O último levantamento técnico ocorreu em 2019. Além disso, questionam a falta de ampla divulgação da reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (COMOB), onde o reajuste foi definido.


A ação pede a suspensão do aumento, a divulgação de auditorias dos últimos cinco anos e a criação de mecanismos de participação popular na definição da tarifa. Também solicita que a Defensoria Pública avalie integrar o processo.


A Prefeitura e as empresas ainda não se manifestaram. O caso será analisado pela Vara da Fazenda Pública de São José dos Campos.

bottom of page