top of page

Trabalhadores da coleta de lixo fazem paralisação em São José dos Campos

Os trabalhadores da Eco Liberty, a nova empresa encarregada da coleta de lixo em São José dos Campos, realizaram uma paralisação em frente à sede da companhia nesta manhã de segunda-feira, 8 de abril. Eles protestam devido às condições precárias de trabalho e à falta de pagamento de benefícios básicos.


Os coletores destacaram a falta de pagamento de horas extras e vale-refeição, bem como a ausência de uniformes adequados para desempenhar suas funções. Além disso, ex-funcionários da Beta Ambiental, empresa anterior responsável pela coleta de lixo na região, protestaram durante uma sessão na Câmara Municipal. Eles alegam ter sido demitidos por justa causa e não terem recebido seus direitos trabalhistas após a demissão.


A situação é agravada pela impossibilidade dos trabalhadores demitidos por justa causa de acessar o seguro-desemprego e sacar o FGTS, prejudicando também sua situação na carteira de trabalho. Muitos enfrentam dificuldades financeiras devido à falta de pagamentos e benefícios que lhes são devidos.


Os motoristas e coletores também pedem posicionamento do prefeito, que durante a transição para a nova empresa havia prometido garantir todos os direitos trabalhistas dos funcionários. Até o momento, não houve um acordo satisfatório para ambas as partes, e os trabalhadores continuam em busca de soluções para suas demandas.


O protesto durou cerca de quatro horas e o serviço de coleta já foi retomado na cidade.


Em nota, a administração municipal informou que notificou a empresa: "A Prefeitura de São José dos Campos foi surpreendida, na manhã desta segunda-feira, com a paralisação do serviço de coleta de resíduos sólidos da empresa Eco Liberty, por iniciativa do Sindicato dos Motoristas. A Prefeitura está notificando a empresa para que sejam apresentadas as justificativas da paralisação".

bottom of page