top of page

São José dos Campos, Taubaté e Jacareí se preparam para a vacinação contra Covid-19


São José dos Campos, Taubaté e Jacareí se preparam para a vacinação contra Covid-19 nas próximas semanas. O governo estadual anunciou o início da campanha de imunização a partir do dia 25 de janeiro e fez uma reunião com os prefeitos de todas as cidades do Estado para detalhar os plano de imunização.


O cronograma estadual foi divulgado nesta semana e a vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac com o Instituto Butantan, vai ser distribuída em duas doses - a primeira em 25 de janeiro e a segunda em 15 de fevereiro.


A estimativa é de que 9 milhões de pessoas sejam vacinadas em todo o estado nesta primeira fase e as cidades já começam os preparativos para armazenamento e aplicação das doses.


Em Jacareí, a prefeitura abriu processo seletivo para a contratação de auxiliares de enfermagem e enfermeiros para o reforço no atendimento. De acordo com a gestão, vão ser contratados 54 profissionais. A inscrição para o processo seletivo segue até o dia 11 de janeiro.


De acordo com a administração, na primeira fase na cidade vão ser vacinadas 50 mil pessoas, entre profissionais da saúde e idosos. A cidade informou que conta com estoque de 240 mil insumos para a aplicação, entre agulhas e seringas.


Taubaté e São José dos Campos vão definir o plano de vacinação nos próximos dias. Em Taubaté, a prefeitura informou que se preparou em infraestrutura para o atendimento da demanda. Segundo a gestão, a cidade conta com 35 salas de imunização já equipadas com seringas e agulhas. A cidade tem hoje 11 câmaras frias para serem usadas para o armazenamento das doses da vacina.


Em São José dos Campos, a cidade informou que conta com 780 mil seringas e se preparou com estoque de insumos necessários para os profissionais de saúde para a vacinação, como luvas, álcool em gel e algodão.


A cidade tem uma câmara fria para o armazenamento das doses, além de manter outras duas câmaras, mas de porte menor. A prefeitura chegou a oferecer a câmara como ponto de armazenamento da vacina para o governo estadual. De acordo com a proposta, o local estocaria as doses a serem distribuídas no Vale do Paraíba. Detalhes sobre a logística estadual ainda não foram divulgados.

Plano Estadual

De acordo com o plano estadual para a vacinação, a aplicação vai acontecer de segunda a sexta, das 7h às 22h, e de 7h às 17h aos sábados, domingos e feriados.


Além dos cerca de 5 mil postos de saúde para atender a demanda, o estado informou que devem ser usadas escolas, quartéis da PM, estações de trem, terminais de ônibus, farmácias e sistema drive-thru para a imunização.


Quando apresentou o plano, o governo afirmou que as 9 milhões de pessoas que serão vacinadas na primeira fase correspondem à estimativa desses grupos prioritários em São Paulo: 7,5 milhões com 60 anos ou mais; e 1,5 milhão de trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas. Estão previstas 18 milhões de doses nesta fase.


FONTE: G1 VALE DO PARAÍBA E REGIÃO

bottom of page