top of page

São José dos Campos projeta alta de internações por Covid-19 após festas de fim de ano


A Prefeitura de São José dos Campos projeta um aumento nas internações por Covid-19 após as festas de fim de ano.


De acordo com a Secretaria de Saúde, antes no Natal havia 70 pessoas internadas pela doença em hospitais da cidade. Após as festas, nesta primeira semana do ano, o número saltou para 100.

Os infectologistas alertavam antes do Natal e réveillon que havia o risco de uma circulação e disseminação mais rápida do vírus após as festas de fim de ano. Logo na primeira semana de janeiro, os hospitais começam a perceber os impactos.


De acordo com os dados da Secretaria de Saúde de São José dos Campos, no dia 22 de dezembro havia 70 pessoas internadas na cidade com a doença, entre hospitais públicos e privados. Nesta segunda-feira (4), o boletim aponta alta de 42%, com 100 internados por Covid-19.


Só no Hospital Municipal, referência para o atendimento da doença na rede pública, são 79 internados na ala Covid-19. No pior momento da pandemia, em junho deste ano, o número total de internados na cidade era de 120.


Entre o dia 22 de dezembro e 4 de janeiro, a cidade teve alta de 2,4 mil novos casos. O secretário de saúde, Danilo Stanzani explica que a prefeitura projeta números maiores de internações, principalmente em pacientes idosos, que levam mais tempo para a recuperação.


"A expectativa é bem preocupante do ponto de vista de crescimento de novas internações. Esse público do Natal é mais idoso que se infectou e agora vai começar a se internar e tende a ficar mais tempo internado. Estamos esperando aumento no tempo de permanência no hospital também", diz o secretário.


Transmissão

Para o infectologista Danilo Darrigo, a forma de minimizar os números é preciso que quem esteve em eventos ou viajando, redobre os cuidados. Ainda que assintomático, é preciso que as pessoas se conscientizem de que são um potencial transmissor.


“Cada um que esteve numa festa ou aglomeração, deve se considerar como potencialmente contaminado. Mantenham distância dos pais, dos avós e das pessoas mais vulneráveis”, explica.


O médico recomenda que as pessoas cumpram o isolamento antes do retorno ao trabalho em ambientes fechados e usem máscara mesmo dentro de casa.


Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região

bottom of page