Sindicato faz denúncias contra a prática da pejotização ao ministro do STF Luís Roberto Barroso
- Redação | Rádio Clube do Vale

- 16 de ago.
- 1 min de leitura

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região levou ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, denúncias contra a prática da pejotização. O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 15 de agosto, durante um seminário na Faculdade de Direito da USP.
De acordo com o sindicato, empresas vêm contratando trabalhadores como pessoas jurídicas para reduzir custos, o que retira direitos garantidos pela CLT. A prática, segundo a entidade, é usada por metalúrgicas da região e setores diversos.
O presidente do sindicato, Weller Gonçalves, afirmou que será elaborado um dossiê a ser entregue a todos os ministros do STF, reunindo denúncias de trabalhadores. A campanha “Pejotização é fraude” também prevê ações em fábricas locais para incentivar que empregados relatem casos.
Entre as empresas citadas pelo sindicato estão RFCom, Graúna e Tupã, todas de São José dos Campos. A entidade defende a revogação da reforma trabalhista de 2017, que, na avaliação dos dirigentes, abriu brechas para esse tipo de contratação.
Foto: Divulgação / Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos







