Semana começa com frio e tempo instável no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira
- Redação | Rádio Clube do Vale
- há 6 dias
- 2 min de leitura

A semana teve início sob influência de um sistema de baixa pressão sobre o oceano, que está canalizando ar frio do sul do país para o estado de São Paulo. Esse fenômeno contribui para a queda nas temperaturas e mantém o céu encoberto em diversas áreas do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
No domingo, 8 de junho, a chuva atingiu a região, mas com baixos acumulados — entre 5 e 10 milímetros na maior parte das cidades. Os maiores volumes foram registrados no litoral sul paulista, com marcas entre 40 e 60 milímetros.
Nesta segunda-feira, 9 de junho, o tempo permanece fechado, com possibilidade de garoa em pontos isolados, sobretudo no Litoral Norte. As temperaturas seguem baixas: as máximas variam entre 20°C e 22°C no Vale e no Litoral, e entre 14°C e 16°C na Serra da Mantiqueira. As mínimas ficam entre 15°C e 18°C no Vale do Paraíba, 20°C no Litoral e entre 9°C e 12°C nas áreas serranas.
Para a terça-feira, 10 de junho, não há mudança significativa no padrão. O céu segue nublado, com possibilidade de garoa leve, e temperaturas semelhantes às de hoje. A presença de um anticiclone no oceano continua empurrando ar frio e úmido para a região.
Entre quarta (11) e quinta-feira (12), a expectativa é de que o tempo comece a melhorar, especialmente nas cidades do interior. Mesmo com o retorno do sol, o frio ainda predomina, com mínimas que podem chegar a 8°C e máximas abaixo dos 20°C.
A partir de sexta-feira, 13 de junho, os ventos devem mudar de direção, passando a soprar do quadrante nordeste, o que deve favorecer uma leve elevação nas temperaturas ao longo do fim de semana. As máximas previstas ficam entre 22°C e 24°C.
Segundo o INPE, esta pode ser a semana mais fria do ano até o momento em toda a região.