top of page

São José dos Campos testa novo modelo de ônibus elétrico

Primeira cidade inteligente do Brasil, São José dos Campos irá testar um ônibus elétrico disponibilizado pela TEVX Higer em parceria com a Enel X.


O grupo disponibilizou um veículo elétrico Azure A12 BR com carregador para demonstração pelas ruas da cidade até o dia 22 de outubro, sem custos para o município. A cada dia, o veículo irá circular em uma linha diferente da cidade para que a população conheça o modelo.


A demonstração do veículo faz parte da iniciativa da empresa chinesa Higer que pretende iniciar a produção de veículos elétricos no Brasil a partir de 2024 e está testando o modelo em cidades brasileiras.


Já a empresa de soluções em energia do Grupo Enel, a Enel X será responsável pela infraestrutura de recarga do ônibus no projeto de mobilidade elétrica, além de dar suporte técnico para garantir o êxito do piloto e contribuir com dados para aprimorar os estudos técnico-financeiros.


São José é uma das primeiras cidades do Brasil a planejar o transporte coletivo com veículos elétricos e terá, de forma pioneira, uma frota de ônibus 100% elétrica. O teste com o modelo elétrico irá contribuir para a formatação no novo edital do transporte público. A cidade já possui 12 VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) que circulam pela Linha Verde.


Teste

Durante o período de testes do ônibus não haverá cobrança de tarifa e a população poderá utilizar o veículo de graça. O ônibus foi estilizado com ícones como o brasão do município e com inscrições como cidade inteligente e informações sobre o período de teste.


Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico possui 12,2 metros de comprimento. O modelo Azure A12 BR tem capacidade para 78 passageiros, além de piso total baixo (Low Floor) com rampa para cadeira de rodas, assentos confortáveis e corredores largos.


O Azure A12BR também possui ar condicionado ecológico, wi-fi, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Com autonomia de 270 km, o veículo é alimentado exclusivamente por baterias e possui tempo de recarga em até 3h.


Programação

Para quem quer conhecer o novo modelo, é preciso ficar atento às linhas que vão testar o veículo. Foram elaborados itinerários com 21 linhas pelas regiões leste, sudeste, norte e sul.


Na zona leste, serão contempladas as linhas 205 (Eugênio de Melo/Galo Branco/ Praça Afonso Pena); 244 (Jardim São José/Terminal Central); 204A (Novo Horizonte/Via Pedro Álvares Cabral); 206 (Jardim Santa Inês-José Longo); 341 (ECO Campo de São José/Terminal Central); 237 (Novo Horizonte/Jardim Aquárius); 240 (Novo Horizonte/Campo dos Alemães) e 215 (Vila Tesouro/Jardim Aquárius).


Na zona sudeste, serão contempladas as linhas 302 (Putim/Via Tamoios/Praça Afonso Pena); 219 (Jardim Santa Luzia/Terminal Central) e 305 (Jardim São Judas/Terminal Central).


Na zona norte, serão contempladas as linhas 107 (Altos da Vila Paiva/José Longo); 115 (Vila Dirce/Altos de Santana/José Longo) e 122 (Altos de Santana/Parque Industrial).


Na zona sul, serão contempladas as linhas 117 (Morumbi/Aquarius); 304 (Colonial/Praça Afonso Pena); 306 (Limoeiro-Dutra/Terminal Central); 310 (Residencial União-Via Jardim Oriente/Terminal Central); 315 (Parque Interlagos/Terminal Central); 318 (Terminal Central/Dom Pedro I) e 314 (Chácaras Reunidas-Terminal Central).


As linhas foram escolhidas por cobrir várias regiões da cidade possibilitando que mais pessoas possam conhecer a nova tecnologia.

Comentarios


bottom of page