top of page

São José dos Campos terá a tradicional macarronada na Festa do Trabalhador


A Prefeitura de São José dos Campos realiza a 43ª Festa do Trabalhador na próxima segunda-feira (1º). O evento é gratuito e acontece no Novo Horizonte, região leste da cidade, em comemoração ao Dia do Trabalhador.


O prato do dia é a tradicional macarronada. O macarrão com molho à bolonhesa é uma paixão do brasileiro e a principal atração da festa, que ocorre no bairro desde 1979.


As comemorações começam às 9h30, com uma missa dedicada ao Dia do Trabalhador, na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (Praça 1º de Maio, 241).


Para a criançada, as atividades recreativas começam às 10h, na rua dos Lavradores (em frente à Praça 1º de Maio). Serão cinco horas de brincadeira e cultura, como Rua de Lazer, jogos e brinquedos diversos, além do projeto Arte nas Ruas, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com shows de palhaços e malabares. Haverá também distribuição de pipoca e algodão-doce.


A tão esperada macarronada será servida ao meio-dia na Escola Estadual Dorival Monteiro, localizada na rua dos Pedreiros, 367. A expectativa é de que 8.000 pessoas saboreiem o almoço.


O processo de cozimento da massa começa na véspera, no domingo (30), a partir das 20h. Já a preparação do molho é feita na segunda-feira para assegurar a qualidade do alimento. Em escala de revezamento, entre as cozinheiras e voluntários, o trabalho só termina com a distribuição do prato pronto ao público no dia 1º. Também serão distribuídos refrigerantes.


Aproximadamente 300 pessoas estarão envolvidas na organização do evento, incluindo integrantes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil. Também estarão em ações profissionais das equipes de saúde (ambulância), elétrica, hidráulica, Agentes da Mobilidade, Urbam e Secretarias de Manutenção e Educação.


Ingredientes da macarronada:


- 1.000 quilos de macarrão (in natura);


- 500 quilos de carne moída;


- 15 quilos de sal;


- 550 quilos de molho de tomate;


- 200 de extrato de tomate;


- 40 quilos de tempero pronto de alho e cebola sem pimenta;


- 100 litros de óleo de soja;


- 3 quilos de orégano;


- 1 quilo de louro;


- 20 quilos de açúcar.


Programação

Missa em comemoração à 43ª Festa do Trabalhador

Horário: 9h30

Local: Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (Praça 1º de Maio - Parque Novo Horizonte)


Atividades Recreativas: Distribuição de pipoca e algodão-doce, e jogos diversos como Chinelão, Touro Mecânico, Pula-pula, Piscina de bolinhas, entre outros.

Horário: das 10h às 15h

Local: Rua dos Lavradores (em frente à Praça 1º de Maio)


Distribuição da Macarronada

Horário: 12h

Local: Escola Estadual Professor Dorival Monteiro (Rua dos Pedreiros, 367)

Kommentit


bottom of page