top of page

São José dos Campos registra 2º caso de varíola do macaco



A Secretaria de Saúde de São José dos Campos, confirmou nesta quinta-feira, 21 de julho, o segundo caso de varíola do macaco na cidade.


Trata-se de um homem com registro de viagem por vários países da Europa. Ele passou por uma avaliação médica em um hospital de São José e não foi necessário que ficasse internado. No momento, ele está em isolamento domiciliar.


O primeiro caso registrado na cidade, foi confirmado no inicio do mês, no dia 7 de julho. O paciente do primeiro caso confirmado cumpriu isolamento domiciliar e já recebeu alta médica.


Até o momento, foram confirmadas 429 pessoas infectadas pelo vírus monkeypox no estado de São Paulo. Os pacientes que ainda apresentam sintomas estão em isolamento e sendo monitorados pela vigilância epidemiológica de cada cidade.


Ao todo, até o momento, o Brasil registrou 592 casos de infectados.


Transmissão

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas, como por exemplo, pelo abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias


Prevenção

Para se prevenir, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool em gel.

Comments


bottom of page