top of page

São José dos Campos instala novas câmeras inteligentes e minicentrais

A praça Isaura Maria de Brito, no 31 de Março, é um dos pontos que passaram a ser monitorados - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos está instalando as novas câmeras e minicentrais que fazem parte da ampliação do CSI (Centro de Segurança e Inteligência).


A unidade passa a ter 31 panorâmicas, 553 do tipo dome (360 graus) e 602 fixas – aumentando de 1.000 para cerca de 1.200 câmeras inteligentes usadas no monitoramento da cidade, 24 horas por dia.


Os novos equipamentos estão distribuídos em todas as regiões e nos distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier.


As 2 novas minicentrais foram cedidas e instaladas pela Prefeitura na Delegacia Seccional da Polícia Civil e no 3º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), da Polícia Militar. Elas permitem acesso remoto a todo o sistema do CSI.


Já contavam com minicentrais as bases da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Civil Municipal. O compartilhamento de informações em tempo real aumenta a integração entre as forças de segurança e agiliza as ações.


Reforço

As novas câmeras passam a fazer o monitoramento em tempo real de toda a extensão da Linha Verde, em especial as estações de embarque e desembarque de passageiros. Elas também estão instaladas em praças e outros pontos.


“Essa câmera instalada agora na nossa praça é muito necessária", disse Ana Renata de Almeida, que mora há 40 anos na praça Isaura Maria de Brito, no 31 de Março. "Aqui sempre foi um lugar calmo, mas, principalmente em época de saidinha de presos, acontece alguma abordagem a morador. Eu mesma já passei por isso. Creio que agora estaremos mais tranquilos.”


O CSI possui câmeras que fazem reconhecimento facial, detecção de movimento de objetos e pessoas e leitura de placas. O monitoramento se consolidou como um marco no uso da tecnologia para a área da segurança pública.

댓글


bottom of page