São João de Caçapava acontece de 22 a 26 de junho com Gian & Giovani, Renato Teixeira, entre outros


Após dois anos sem atividades presenciais em razão da pandemia de Covid-19, o Festival São João de Caçapava volta a ocorrer em seu tradicional espaço na Avenida Brasil, próximo à Rodoviária, no período de 22 a 26 de junho. A entrada é gratuita, mas quem quiser poderá doar um quilo de alimento. O que for arrecadado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade do município.


Gian & Giovani, Renato Teixeira, Gabriel Sater, Tuia com Guarabyra e banda Kixabeira são algumas das atrações do festival junino de Caçapava neste ano, organizado pela Prefeitura e considerado um dos maiores do gênero na região.


O evento é uma homenagem a São João Batista, padroeiro de Caçapava, e faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo.


Uma das características da festa é a combinação de elementos dos festejos juninos do Nordeste com aspectos típicos da cultura caipira paulista, incluindo religiosidade e tradições populares.


Apresentações com grandes nomes da música brasileira e com artistas representativos da cultura do Vale do Paraíba estão no roteiro de atrações, além de apresentações de quadrilhas, cortejo de carros de boi e procissão.


O festival se destaca também pelo aspecto beneficente, com a participação de 19 entidades assistenciais do município. Elas são as responsáveis pela culinária do evento e comercializam nas barracas iguarias típicas juninas e pratos característicos da cultura regional, como o tradicional bolinho caipira. Toda a renda com a venda dos produtos é destinada aos projetos sociais que cada uma delas desenvolve. O evento adotará as medidas sanitárias vigentes.


A Programação

A chegada da procissão do Mastro de São João Batista ao local da festa marca a abertura oficial do evento, no dia 22, a partir das 20h30. A BAMAC (Banda Marcial de Caçapava) acompanha a procissão. Após uma bênção pelo Padre Leandro dos Santos, o Mastro é introduzido junto à capelinha de São João, onde permanece até o último dia dos festejos.


Na sequência, às 21h30, a dupla Gian & Giovani abre a programação musical deste ano. Os cantores apresentam um show com repertório que reúne temas juninos e grandes sucessos da carreira de mais de três décadas de existência.


No dia 23, a programação tem início às 19h30, com um show da banda Kanaviá, que traz para o evento repertório dançante formado por músicas próprias e releituras de clássicos do forró.


A partir das 21h30, o destaque é o show “Tuia convida Guarabyra”. Na apresentação, os dois tocam músicas de Tuia e versões de clássicos como “Romaria”, de Renato Teixeira, “Linda Juventude”, do 14 Bis, “Senhorita”, de Zé Geraldo, além de clássicos de Guarabyra, como “Sobradinho”, “Espanhola” e “Roque Santeiro”.


No dia 24 de junho, o espaço abre para o almoço às 11h e apresentação de shows musicais a partir das 12h30.


À noite, a programação começa às 19h30, com apresentação da Quadrilha de Bonecões da Mantiqueira, acompanhada pelo Trio de Forró Mantiqueira.


Às 21h30, a atração da festa é o cantor, compositor e ator Gabriel Sater, que apresenta o show “Baile Indomável”. O repertório reúne releituras de clássicos da música brasileira, regional, do rock rural, da MPB, do folk e da tradicional música raiz, além de canções próprias. Entre os clássicos que apresenta, destaque para composições de seu pai, Almir Sater, com temas como “Tocando em Frente”.


No sábado, dia 25 de junho, a programação da festa tem como destaque, na parte da manhã, o tradicional cortejo de carros de boi enfeitados. A concentração será às 8h, no Campo do Padre, depois o grupo segue para Igreja Matriz de São João Batista, onde é realizada a cerimônia da bênção do sal. Na sequência, o cortejo parte com destino ao recinto da festa. A previsão de chegada ao local é às 11h30. A programação segue com almoço e show musical a partir das 12h.


À noite, a partir das 19h30, a programação tem sequência com show musical seguido de apresentação de quadrilha.


A partir das 21h30, a atração é a banda Kixabeira, que traz um show representando a autêntica cultura das festas juninas do Nordeste brasileiro. O repertório faz uma viagem por ritmos como xote, baião, forró, frevo e xaxado.


No dia 26 de junho, haverá programação musical a partir das 12h30, durante o almoço. Encerrando a programação, o cantor e compositor Renato Teixeira apresenta o show “Romaria” a partir das 21h30. O espetáculo é inspirado na consagrada canção de mesmo nome do artista.


Além da música tema do show, o roteiro traz grandes clássicos de Renato Teixeira e parceiros como Almir Sater, num espetáculo que reúne rigor técnico e a emoção das canções apresentadas.



16º Festival São João de Caçapava


De 22 a 26 de junho – Avenida Brasil, S/N (próximo à Rodoviária)


Entrada solidária – Quem quiser pode doar 1 kg de alimento não perecível


Informações: Tel. (12) 3652-9222


PROGRAMAÇÃO


Dia 22 de junho


19h00 – Abertura dos portões


20h00 – Procissão do Mastro com saída da Igreja Matriz de São João Batista com destino ao local da Festa. Acompanhamento da BAMAC (Banda Marcial de Caçapava)


20h30 - Bênção e Introdução do Mastro


21h30 – Show de abertura com Gian & Giovani


Dia 23 de junho


19h30 – Show com banda Kanaviá


21h30 – Show Tuia convida Guarabyra


Dia 24 de junho


11h00 – Abertura para o almoço


12h30 – Shows musicais


19h30 – Apresentação da Quadrilha de Bonecões da Mantiqueira


21h30 – Show com Gabriel Sater


Dia 25 de junho


10h00 – Chegada do cortejo de carros de bois


12h00 – Almoço e show musical


19h30 – Show musical


21h00 – Apresentação de quadrilha


21h30 – Show com banda Kixabeira


Dia 26 de junho


19h30 – Show musical


21h00 – Apresentação de Quadrilha


21h30 – Show com Renato Teixeira