Quase 40% dos testes de Covid-19 em São José dos Campos dão positivo


Quase 40% dos testes para Covid-19 feitos na rede pública de saúde em São José dos Campos na última semana deram positivo. A cidade montou um esquema de reforço para a testagem com a procura e vive um cenário de aumento de casos. Em uma semana, foram mais de 7,1 mil pessoas com diagnóstico confirmado da doença.


Segundo a prefeitura, desde o início da semana passada, até o final dela, foram aplicados 18 mil testes nas unidades de saúde e hospitais da rede pública. Do total, 39,4%, cerca de 7,1 mil pessoas testaram positivo.


A gestão teve de aumentar a oferta de testes e o esquema para a testagem. Antes da nova alta, os exames eram feitos em pessoas com sintomas mais graves, em hospitais. Na primeira semana de janeiro, as unidades ficaram lotadas, com filas para o atendimento, por aumento na demanda.


Com isso, a prefeitura teve de distribuir testes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Mesmo assim, houve fila em busca de testagem. Para o reforço, a gestão fez parceria com a iniciativa privada e montou uma carreta para a testagem em massa.


Atualmente, São José tem nove mil casos ativos da doença. Ou seja, pessoas ainda infectadas. Desde o início da pandemia, foram registrados 103 mil casos de Covid-19 e 1,9 mil mortes.


Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região