Professora é denunciada por homofobia em escola estadual de São José dos Campos
- Redação | Rádio Clube do Vale
- 4 de abr.
- 1 min de leitura

Uma professora do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual João Cursino, localizada no bairro Jardim São Dimas, região central de São José dos Campos, foi denunciada por falas homofóbicas contra um aluno de 17 anos durante uma aula no dia 24 de março.
Segundo boletim de ocorrência registrado pela mãe do estudante, a docente teria dito ao jovem para não falar com “voz de viado” e feito perguntas constrangedoras na frente da turma, como: “você é ativo ou passivo?”, “vai mudar de nome e virar mulher?” e “sua família aceita isso?”, além de afirmar que “isso de ser gay é loucura”.
O aluno, que é homossexual, procurou a direção da escola, mas, segundo a denúncia, nenhuma providência foi tomada. A mãe afirma que o filho ficou abalado com a situação.
O caso foi registrado como possível injúria. A família foi orientada a procurar a Defensoria Pública ou advogado para queixa formal e também registrar denúncia na Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, com base na Lei 10.948/01, que pune discriminação por orientação sexual.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação informou que foi instaurada apuração preliminar, com propositura de afastamento da professora para atividades burocráticas na Diretoria de Ensino e que repudia qualquer tipo de preconceito, dentro ou fora do ambiente escolar.
A direção da escola não quis se manifestar sobre o caso.