top of page

Prefeitura demole casas no Banhado em São José dos Campos

Atualizado: 24 de ago. de 2022


Pelo menos sete casas foram derrubadas pela Prefeitura de São José dos Campos, sem autorização da justiça, na manhã dessa terça-feira, 23 de agosto, no Jardim Nova Esperança, área conhecida como Banhado, na zona central da cidade, em uma ação que teve a participação da Polícia Militar, Urbam, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Apoio Social Ao Cidadão.


A Defensoria Pública, que representa os moradores, afirma que a ação é ilegal. Já a prefeitura afirma que os imóveis demolidos constavam como abandonados


Uma das casas, que estava trancada com cadeado, foi arrombada e demolida. Segundo a Defensoria Pública, que representa os moradores, um deles estava dormindo dentro de uma casa quando ela começou a ser desmanchada. Pertences dos moradores, como móveis e eletrodomésticos foram jogados em terrenos


Funcionários da prefeitura teriam demolido uma casa enquanto a moradora havia saído para trabalhar. Moradores do local chegaram a impedir a demolição de uma outra casa. Há relatos também de que um jovem foi atropelado por uma viatura da polícia militar.


A Secretaria de Apoio Social Ao Cidadão negou as informações acima e disse que só foram derrubadas casas vazias, que podem ser usadas pelo crime organizado para guardar drogas, e a identificação desses imóveis foram feitas ao longo de três meses. A ação visa impedir que os locais sejam utilizados pelo crime organizado.


A comunidade Nova Esperança, que fica no Banhado, na região central, é alvo de disputa na Justiça há anos. A prefeitura pede a reintegração de posse com retirada dos moradores. No entanto, o pedido não foi aceito pelo judiciário. A prefeitura chegou a recorrer ao Tribunal de Justiça de São Paulo, mas o pedido foi indeferido.

bottom of page