top of page

Prefeitura de São José dos Campos prevê retorno das aulas presenciais em 8 de fevereiro


A Prefeitura de São José dos Campos prevê para 8 de fevereiro o retorno das aulas presenciais da rede municipal de ensino. Em função da pandemia, a retomada deve acontecer de forma gradual após os alunos terem ficado desde março de 2020 em ensino remoto.


Em entrevista a OVALE, o prefeito Felicio Ramuth (PSDB) informou que o retorno não deve ser obrigatório e contará com a implantação de um programa de recuperação batizado de 'Recupera', com atividades aos sábados. O projeto deve ter início ainda no primeiro trimestre.

"O objetivo é fazer com que eles [os pais] se sintam seguros e que seus filhos também possam recuperar o tempo perdido ao longo de 2020. Essa perda na educação pode ficar para uma vida toda, então a gente tem a responsabilidade agora de voltar", disse.


Segundo o prefeito, todos os equipamentos necessários para o retorno já foram adquiridos, tais como máscaras de proteção para os alunos.


RETOMADA

As regras do Plano SP determinam que se uma área estiver nas fases vermelha ou laranja, as escolas da educação básica, que atendem alunos da educação infantil até o ensino médio, poderão receber diariamente até 35% dos alunos matriculados. Na fase amarela, elas ficam autorizadas a atender até 70% dos estudantes; e na fase verde, até 100%.


O retorno deve acontecer com o cumprimento de protocolos sanitários, que incluem distanciamento e reforço de higienização nos espaços. Em casos suspeitos da doença, a criança deve ser dirigida ao hospital para a realização do exame RT-PCR. As escolas também devem realizar um monitoramento dos alunos faltosos, para identificar se a falta foi derivada de síndrome gripal.


Em caso de surtos, quando forem identificados dois ou mais casos suspeitos da doença em um único espaço no período de 2 a 14 dias, a Vigilância Epidemiológica deve ser acionada para investigar e tentar bloquear a circulação do vírus.


bottom of page