top of page

Prefeitura de São José multa 125 estabelecimentos por descumprirem regras durante quarentena


Desde o início da quarentena, em 24 de março, a Prefeitura de São José dos Campos multou 125 estabelecimentos comerciais por desrespeitarem os decretos municipais que preveem medidas para controle da Covid-19 na cidade.


Segundo a prefeitura, as principais infrações são por aglomerações e falta do uso de máscaras. Ao todo, as equipes de fiscalização fizeram mais de 5 mil vistorias a estabelecimentos da cidade e receberam mais de 3 mil denúncias por parte da população.

Somente entre sábado (27) e domingo (28), quatro estabelecimentos foram multados por descumprirem as regras de funcionamento. Eles descumpriam o novo decreto publicado pela prefeitura na última semana, que proíbe o funcionamento de atividades não essenciais aos fins de semana.

A multa nestes casos é de R$ 5.000, além de medidas e sanções cabíveis, de natureza civil, administrativa e penal. A reincidência será punida com aplicação de multa em dobro a cada descumprimento.

O novo decreto proíbe o funcionamento, nos fins de semana e feriados, de atividades econômicas não essenciais, como imobiliárias, concessionárias e lojas de veículos, escritórios em geral, comércios em geral e comércios localizados na rua 15 de Novembro, na Rua Sete de Setembro (calçadão) e em shopping centers. Durante a semana, o funcionamento pode ser feito com restrições.


A nova medida tem como objetivo conter o avanço da Covid-19 na cidade e contribuir para o isolamento social. No último sábado, a taxa de isolamento em São José foi de 49%, segundo dados do governo estadual. Já no domingo, o índice chegou a 53%. Até a tarde desta segunda-feira, a cidade havia confirmado 2.983 mil casos da doença e 92 mortes.

Denúncias

A prefeitura reforça que a população pode auxiliar na fiscalização. Os canais oficiais para denúncias e reclamações são a Central 156 e os telefones 153 e 190 (Polícia Militar).


FONTE: G1 VALE DO PARAÍBA E REGIÃO (Texto e imagem copiados na íntegra)

Comments


bottom of page