Prefeitura de São José dos Campos confirma o 4º caso de varíola dos macacos


A Prefeitura de São José dos Campos confirmou por meio da secretaria de saúde da cidade nessa quinta-feira, 4 de agosto, o 4° caso de varíola dos macacos em um morador da cidade. O paciente confirmado foi um homem, morador da cidade que viajou recentemente para Pindamonhangaba. Ele não precisou ficar internado e já teve alta, mas segue em isolamento domiciliar.


Outros Casos

O terceiro caso da doença na cidade foi registrado há cinco dias, no último dia 30 de julho. A paciente era uma mulher e não tinha registro de viagens. Ela também não precisou de internação.


O segundo caso foi registrado no dia 21 de julho. O paciente também era um homem e também não precisou ficar internado. Ele tinha registro de viagens à Europa.


O primeiro caso na cidade, foi confirmado no dia 7 de julho. Era um homem que também não precisou ser internado cumpriu isolamento domiciliar, já recebeu alta médica e está totalmente recuperado.


Transmissão

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas, como por exemplo, pelo abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias



Prevenção

Para se prevenir, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool em gel.