top of page

Prefeitura de São José dos Campos confirma segundo caso positivo de raiva em 2022


Foi confirmado, na última segunda-feira (17), mais um caso positivo de raiva em um equino no bairro do Sobrado, na região norte de São José dos Campos. Pelo histórico, o animal foi eutanasiado em uma clínica veterinária particular no último dia 7, após apresentar sintomas. No dia 10, o Centro de Controle de Zoonoses recebeu o documento de óbito do animal e fez a notificação de suspeita da doença. O laudo técnico confirmando o caso positivo para raiva foi emitido e entregue aos tutores na segunda-feira (17).


A família tutora do animal foi orientada já no dia 10 a procurar a UBS do Bonsucesso ou o Hospital Municipal para a aplicação de vacinas e sorologia além de avaliação médica, porém decidiram aguardar a confirmação da doença.


No dia 17, a equipe da UBS Bonsucesso fez visita à propriedade da família com a confirmação da doença do animal e orientou novamente que todos procurassem o atendimento em uma unidade de saúde para vacinação e avaliação. Todos os membros da família que tinham contato com a égua não apresentam sintomas e estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica do município.


Este é o segundo caso de raiva animal positivo na cidade. O primeiro aconteceu em 23 de setembro, em um cão, no bairro Primavera 2, na região leste. A cadela não estava vacinada contra a raiva e tinha o hábito de caçar, ocasionalmente, tatus, gambás e, com a suspeita, de ter comido um morcego. A cadela vinha apresentando alterações de comportamento e no estado de saúde desde 6 de setembro e, com a sua piora, foi realizada a eutanásia em 13 de setembro. Neste caso foram realizadas como ação de bloqueio a vacinação de 392 cães e gatos em um raio de 500 metros do endereço do animal. O tutor da cadela também recebeu as vacinas e o soro antirrábico e continua sendo monitorado pela Secretaria de Saúde.


Números

Histórico de animais positivos em São José dos Campos

2017 - Não houve

2018 - 02 Morcegos

2019 - Não houve

2020 - 05 Morcegos

2021 - 01 Morcego e 02 equinos

2022 - 01 cão e 01 equino

Comments


bottom of page