
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), afirmou que a obra do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, que conecta Caraguatatuba a São Sebastião, está à beira do colapso devido à falta de medidas adequadas por parte do consórcio Tamoios, responsável pela execução.
De acordo com o prefeito, o principal problema é o gargalo no acesso à pista, que tem gerado congestionamentos intensos, agravados pelo aumento do fluxo de veículos com a chegada da alta temporada e as temperaturas mais elevadas.
“A obra é fantástica. Porém, o encaixe com o sistema viário do município hoje é um caos. E por que é um caos? Porque o consórcio Tamoios não consegue tomar decisões. Estamos alertando sobre esses problemas há anos, mas as soluções não são implementadas”, declarou o prefeito em entrevista à TV Record.
Além dos congestionamentos, Felipe Augusto destacou os riscos para pedestres e ciclistas nas áreas de conexão da rodovia com o sistema viário municipal. Apesar das cobranças constantes da prefeitura e do governo estadual, o consórcio ainda não apresentou soluções concretas ou prazos para resolver os problemas.
Com a proximidade do verão, o prefeito prevê um agravamento da situação devido à chegada de milhões de turistas, o que deve sobrecarregar o sistema de balsas e intensificar os congestionamentos na região.
“Apontamos soluções e recebemos o aval para realizá-las, mas nada foi feito. O governo do Estado tem sido parceiro nas cobranças, mas o consórcio Tamoios patina, não toma decisões e não realiza os investimentos necessários. O resultado é um transtorno desnecessário que pode causar um colapso durante a temporada de verão”, afirmou Felipe.
Até o momento, a concessionária Tamoios não se pronunciou sobre as declarações do prefeito ou os problemas apontados.