PF deflagra operação contra rede de tráfico internacional de mulheres em Ubatuba
- Redação | Rádio Clube do Vale

- 10 de dez. de 2025
- 1 min de leitura

A Polícia Federal desencadeou, nesta quarta-feira, 10 de dezembro, uma ação nacional para desmantelar uma organização criminosa especializada no aliciamento de mulheres brasileiras levadas à Europa para exploração sexual. A ofensiva, batizada de Operação Alícia, cumpre mandados em Ubatuba e em outras cidades do país.
Segundo a PF, o esquema recrutava mulheres no Brasil, providenciava passagens aéreas e, ao chegarem à Espanha, as vítimas eram submetidas a ameaças, coação e condições desumanas. A quadrilha teria movimentado cerca de R$ 40 milhões com o tráfico de pessoas.
Foram executados oito mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão, expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Além de Ubatuba, as equipes atuaram em São Paulo, São Pedro, Jundiaí e Rio das Ostras (RJ).
Com suporte da Interpol, outras duas prisões ocorreram em Álava, na Espanha.
A investigação contou com cooperação da Polícia Nacional espanhola e do Centro Especializado de Combate ao Tráfico de Pessoas da Ameripol. Em junho, autoridades espanholas já haviam libertado 33 mulheres, sendo 28 brasileiras, que eram mantidas em exploração sexual.
A operação segue em andamento e até o momento não há um balanço específico sobre apreensões ou prisões efetuadas.







