top of page

Paraibuna decreta situação de emergência após forte chuva



Paraibuna decretou na madrugada deste domingo, 25 de fevereiro, situação de emergência após a forte chuva que atingiu a cidade na tarde de ontem, 24. O temporal causou enxurradas, quedas de barreiras e de árvores na cidade. Além disso, uma parte da estrada municipal do bairro Capim D’angola cedeu e abriu uma cratera na lateral da estrada, parte do muro do cemitério da cidade caiu. O abastecimento de água também ficou comprometido


A Defesa Civil relatou quedas de pontes, deslizamentos de terra e danos no muro do cemitério. Além disso, a Rodovia dos Tamoios ficou bloqueada por aproximadamente duas horas devido ao alagamento em seu trecho que passa pela cidade.


Segundo a prefeitura, a prioridade neste momento tem sido a desobstrução de estradas e assistência às pessoas que tiveram casas atingidas, principalmente na Vila de Fátima. Segundo a Defesa Civil, não houve registro de vítimas. Os bairros mais afetados foram Laranjeiras, Vila Amélia, Morro Azul e Zona Rural, onde diversas residências foram afetadas.


Nos bairros Espírito Santo, Ilhéus, Vila Amélia, Salto e Estrada do Capim Dangola, foram registrados deslizamentos de terra sobre as vias, com interdições parciais apenas.


O transbordamento de diversos rios que cortam a cidade afetou diretamente cerca de 150 pessoas, com 18 desabrigadas. Por volta de 40 residências foram inundadas pela água da enxurrada.


O Cemaden (Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) registrou 103 milímetros de chuvas em Paraibuna, metade do volume esperado para todo o mês de fevereiro no município.


A Defesa Civil do Estado encaminhou ao município itens de ajuda humanitária: foram 50 cestas básicas, 50 kits limpeza, 50 kits higiene, 50 kits limpeza avulso com rodo, vassoura e água sanitária, 100 kits dormitório com colchão, cobertor, travesseiro e roupa de cama.


A Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna (CAEPA), informou à população, por meio de carro de som, que devido à forte chuva ocorrida em Paraibuna, o rio Paraibuna, utilizado no fornecimento de água aos moradores ficou seriamente comprometido, impossibilitando o tratamento de água, nesse momento.

コメント


bottom of page