Nova cratera interdita casas e prédio no Jardim Imperial em São José dos Campos
- Redação | Rádio Clube do Vale

- há 2 dias
- 2 min de leitura

Quatro casas e um prédio com 34 apartamentos foram interditados pela Defesa Civil na tarde deste sábado, 7 de fevereiro, após a abertura de uma nova cratera na Rua Felisbina de Souza Machado, no Jardim Imperial, na zona sul de São José dos Campos. A medida foi adotada para garantir a segurança dos moradores. Ao todo, 156 pessoas estão desalojadas e foram abrigadas na casa de parentes e amigos.
Segundo a Defesa Civil, o local segue monitorado e o retorno aos imóveis só será autorizado após vistoria técnica e liberação das autoridades. Até o momento, não há informações oficiais sobre as causas do afundamento nem sobre as medidas que serão adotadas para a recuperação do trecho.
O prefeito Anderson Farias (PSD) esteve no local na madrugada deste domingo (8) e informou que uma obra emergencial já foi autorizada e deve começar nos próximos dias. De acordo com ele, apesar do caráter emergencial, a intervenção terá solução definitiva para garantir a estabilidade do solo.
A cratera surgiu por volta das 16h30 de sábado, durante a chuva, no meio da via, comprometendo as duas pistas. Um poste foi engolido e um vazamento de água foi registrado dentro do buraco, aumentando a preocupação dos moradores. A área foi isolada e seguia instável durante a noite.
O novo afundamento ocorreu na mesma rua onde, há cerca de 11 dias, um caminhão com cerca de 10 toneladas de blocos de concreto foi engolido por uma cratera, a aproximadamente 250 metros do novo ponto.
Em nota, a Prefeitura informou que a via foi sinalizada e que equipes de diversas secretarias atuam no atendimento da ocorrência. A concessionária EDP desligou a rede elétrica após postes caírem e avalia a remoção com segurança. A Sabesp informou que realizou adaptações nas tubulações afetadas, possibilitando o restabelecimento do abastecimento de água, e seguirá monitorando a área.
Foto: Reprodução/Dronews TV







