top of page

Mulher perde R$ 4 mil em "golpe do facebook" durante negociação de moto em Caçapava

  • Foto do escritor: Redação | Rádio Clube do Vale
    Redação | Rádio Clube do Vale
  • há 4 minutos
  • 1 min de leitura
ree

Uma mulher foi vítima de estelionato na tarde de quarta-feira, 17 de dezembro, no bairro Residencial Esperança, em Caçapava, ao tentar comprar uma motocicleta anunciada em uma rede social. O caso foi registrado como boletim de ocorrência e será investigado pela Polícia Civil.


Segundo o registro policial, a vítima se interessou pelo anúncio de uma motocicleta publicado no Facebook e iniciou contato com o suposto vendedor, que levou a negociação para o WhatsApp. Durante a conversa, foi informado um endereço no município para que a compradora pudesse ver o veículo pessoalmente.


No local, a mulher foi recebida por outra pessoa, que afirmou que o marido chegaria com a motocicleta. Após visualizar o veículo, a compra foi acertada e a vítima realizou uma transferência via Pix no valor de R$ 4 mil para a conta indicada pelo negociador. Logo após a confirmação do pagamento, o contato deixou de responder e a motocicleta não foi entregue.


Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, a vítima descobriu posteriormente que o veículo pertencia ao proprietário legítimo, que também foi enganado. Ele relatou à polícia que havia autorizado um homem, identificado apenas como “Henrique”, a intermediar a venda da moto, mas não recebeu nenhum valor e perdeu contato com o suposto intermediador.


O caso apresenta características do chamado “golpe do falso intermediário”, conhecido popularmente como “golpe do Facebook”, em que o criminoso anuncia um bem que não lhe pertence, controla a negociação à distância, direciona o pagamento para uma conta própria e desaparece após receber o dinheiro.


A ocorrência foi registrada para investigação. A vítima foi orientada sobre o prazo legal de seis meses para eventual representação criminal.

 
 
bottom of page