Moradores do Banhado protestam em São José dos Campos



Moradores da comunidade Jardim Nova Esperança, conhecida como Banhado, localizada na região central de São José dos Campos, bloquearam uma das faixas da Avenida Madre Teresa, na tarde dessa sexta-feira, 29 de julho, para protestarem com faixas pedindo a regularização do bairro e o fim da opressão policial.


O grupo pede diálogo para regularização das casas em meio a um impasse, já que a Prefeitura quer retirar os moradores do local.


De acordo com relatos dos moradores, desde o dia 7 de julho, a Polícia Militar vem realizando operações no bairro e revistando pessoas sem motivo, além de serem abordadas com perguntas sobre onde vão e que horas voltam. Ainda segundo moradores, os policiais teriam fechado estabelecimentos comerciais do bairro.


A PM negou todas as alegações, e por meio de nota afirmou que "a presença e atuação da Polícia Militar são pautadas pela doutrina de Polícia Comunitária, e Direitos Humanos e os ativos operacionais são distribuídos segundo os Planos de Policiamento Inteligente, observando sempre os diagnósticos situacionais. Com início em 7 de julho, a Polícia Militar realiza ação de presença naquela região e, nesse período não há nenhum registro de ocorrências de intimidações, tão pouco excesso de viaturas, pois contamos com uma Base Comunitária Móvel e uma equipe de motos no local".