Moradores bloqueiam estrada com fogueiras em protesto por falta d’água em Caçapava


Moradores de Caçapava protestam nesta quinta-feira (3) contra falta d'água em pelo menos cinco bairros da cidade . Um grupo com cerca de 50 pessoas bloqueou uma estrada com fogueiras. De acordo com os manifestantes, eles estão sem abastecimento há pelo menos uma semana. A Sabesp alegou problemas na rede de distribuição.


O protesto começou por volta das 6h30 na estrada Edmir Viana de Moura, no trecho do bairro Santa Luzia. A ação foi para chamar a atenção das autoridades para a falta de água no bairro Santa Luzia. De acordo com os moradores, além do bairro Santa Luzia, os bairros Vera Cruz, Vila Antônio Augusto, Jardim Jequitibá e Nova Caçapava também estão sem abastecimento.


Há um ano, moradores do bairro fizeram um protesto questionando a falta de água. À época, além dos bairros hoje sem água, outros sete estavam sem abastecimento. Atualmente, como no ano anterior, os moradores têm dependido de caminhão pipa para ter água em casa. Com o calor intenso dos últimos dias, eles reclamam que a distribuição não tem dado conta.


De acordo com o grupo, eles só vão deixar o local quando houver o restabelecimento no fornecimento de água.


O que diz a Sabesp

No sábado (26) a Sabesp alegou que duas redes de distribuição quebraram e precisaram passar por reparos. Segundo o órgão, o reservatório só ia ter a capacidade recuperada na segunda-feira (28), o que poderia afetar o abastecimento em algumas áreas da cidade.


Na terça-feira (1°) a Sabesp voltou a alegar problemas com a rede de distribuição. Segundo a empresa, a chuva que atingiu a cidade deixou o sistema de abastecimento sem energia, o que afetou a distribuição de água na cidade.


Nesta quinta-feira (3) os moradores seguem sem água. A reportagem do G1 acionou a Sabesp, mas aguardava o retorno até a publicação.


Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região