
Nesta terça-feira, 11 de março, 3.249 detentos de dez unidades prisionais do Vale do Paraíba foram beneficiados com a primeira saidinha temporária de 2025. O retorno às unidades prisionais está previsto para a próxima segunda-feira (17), às 18h.
O maior número de liberações ocorreu no Centro de Progressão Penitenciária Dr. Edgard Magalhães Noronha (Pemano), em Tremembé, que concedeu o benefício a 2.289 presos. O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taubaté não teve liberações.
A saidinha temporária é um direito concedido a presos que cumprem pena em regime semiaberto e apresentam bom comportamento. Detentos primários podem obter o benefício após cumprir pelo menos 1/6 da pena, enquanto reincidentes precisam ter cumprido 1/4. Aqueles que não retornarem na data estipulada serão considerados foragidos e podem regredir ao regime fechado.
De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), há quatro saidinhas temporárias previstas no ano: março, junho, setembro e dezembro. O objetivo é promover a ressocialização dos presos e manter o vínculo com a sociedade.