De acordo com o último boletim divulgado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), na última quinta-feira, 20 de outubro, o Litoral Norte de São Paulo possui no momento, 11 praias impróprias para o banho, sinalizadas com 'bandeira vermelha'.
A cidade com mais praias impróprias é São Sebastião, com cinco praias. Ubatuba e Ilhabela apresentam três praias impróprias cada. Caraguatatuba é a única que está com todas as praias próprias para o banho.
Veja quais são as praias impróprias:
Em São Sebastião, de 30 pontos analisados, estão impróprias cinco praias: Prainha, São Francisco, Pontal da Cruz, Preta do Norte e Porto Grande.
Entre os 35 pontos analisados em Ubatuba, estão com a bandeira vermelha as praias Picinguaba, Perequê Mirim e Itaguá.
Em Ilhabela, dos 19 pontos analisados, estão com a bandeira vermelha as praias Armação, Viana e Siriúba.
Em Caraguatatuba, entre 14 pontos analisados, todas estão próprias para banho.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulga semanalmente a relação do número de bactérias encontradas na água, que define a balneabilidade das praias. Quando são identificadas mais de 100 colônias de bactérias, a cada 100 milímetros de água, a praia é considerada imprópria para banho.
Após essa análise, os locais não recomendados para banho são sinalizados com a bandeira vermelha da Cetesb. Segundo o órgão, o recomendado é não tomar banho nas águas das praias que estiverem sinalizadas, já que podem causar riscos à saúde dos banhistas.