Inmet emite alerta de tempestades para o Vale do Paraíba; previsão indica tempo instável até o fim da semana
- Redação | Rádio Clube do Vale
- 9 de abr.
- 2 min de leitura

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades para a região do Vale do Paraíba, válido entre as 10h desta quarta-feira, 9 de abril, e 10h de quinta-feira, 10 de abril. O aviso, de nível amarelo, aponta “perigo potencial” com previsão de chuva entre 20 e 30 mm por hora — podendo chegar a 50 mm em 24 horas —, além de ventos intensos de até 60 km/h.
Com a possibilidade de cortes de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e prejuízos em áreas agrícolas, o Inmet orienta a população a adotar medidas de precaução e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Esta quarta-feira (9) começou com céu encoberto e sensação de abafamento. De acordo com o meteorologista Gustavo Escobar, do INPE, os ventos passaram a soprar do norte, trazendo ar mais quente e úmido do interior do país — combinação que favorece a formação de pancadas isoladas de chuva, principalmente no fim da tarde e à noite.
As temperaturas pela manhã ficaram entre 16°C e 18°C no interior do Vale, com mínima de 12°C na Serra da Mantiqueira e cerca de 20°C no litoral. Durante a tarde, os termômetros devem atingir até 30°C em algumas cidades da região.
Entre a noite desta quarta e a madrugada de quinta, a atuação de um cavado — sistema de baixa pressão em altitude — pode provocar chuvas mais intensas em áreas do Vale Histórico, sul de Minas e divisa com o Rio de Janeiro. A previsão é de instabilidade também durante a manhã de quinta, com tendência de melhora a partir da sexta-feira (11), quando o tempo deve se estabilizar.
No sábado (12), o sol deve predominar em boa parte do Vale, mas há incertezas para o domingo (13), quando uma nova perturbação atmosférica pode voltar a trazer instabilidades.