top of page

Governo Federal anuncia série de ações contra a dengue em cidades com maior risco, incluindo São José dos Campos e Jacareí

  • Foto do escritor: Redação | Rádio Clube do Vale
    Redação | Rádio Clube do Vale
  • 9 de abr.
  • 1 min de leitura

ree

O Governo Federal anunciou, na terça-feira, 8 de abril, uma série de ações de enfrentamento à dengue, com foco em municípios que apresentam maior risco de transmissão da doença. A medida envolve 80 cidades brasileiras — entre elas, São José dos Campos e Jacareí, no Vale do Paraíba.


As ações priorizam municípios com mais de 100 mil habitantes que registram crescimento no número de casos ou são considerados potencialmente vulneráveis a surtos. A iniciativa busca reduzir a incidência de formas graves da doença e apoiar a gestão local na contenção do avanço da dengue.


Entre as estratégias previstas estão o reforço da cobertura vacinal, a busca ativa por pessoas que ainda não se vacinaram e o acompanhamento dos estoques de imunizantes. Também está prevista a distribuição de um novo manual com orientações para profissionais da saúde, com foco na identificação precoce de casos sintomáticos em pessoas não vacinadas.


No controle do vetor, o Ministério da Saúde fará a entrega de 1.200 equipamentos portáteis de nebulização (UBV), usados na aplicação de inseticida para combater o mosquito Aedes aegypti em áreas com maior incidência.


De acordo com dados do painel epidemiológico do Estado de São Paulo, São José dos Campos registra 1.591 casos confirmados de dengue em 2025, sem óbitos até o momento. Jacareí contabiliza 1.616 casos e cinco mortes relacionadas à doença.


Com esse reforço, o governo busca fortalecer a resposta local e ampliar o alcance das ações de prevenção e controle em regiões com maior impacto.

 
 
bottom of page