Um incidente ocorreu na UTI do Hospital Municipal de São José dos Campos, na última segunda-feira, 22 de julho, quando formigas foram encontradas na cama de um paciente. O episódio foi registrado em vídeo pelo filho do paciente, que testemunhou formigas na maca, na sonda de alimentação e ao redor do nariz de seu pai.
O filho do paciente descreveu a situação angustiante: "Eu fui visitar o meu pai, nesse momento que eu tava lá, aguardando pra entrar, né, a gente já tá passando por várias coisas, por várias preocupações. Ao entrar na UTI, né, eu me deparei com o meu pai que tava cheio de formiga, tanto na sonda de alimentação, quanto no nariz e formiga entrando pelo nariz dele."
Ele relatou como as formigas foram removidas: "Nesse momento eu fiquei revoltado, chamamos a enfermeira, uma das enfermeiras ficou apavorada, não fez o atendimento, foi lá do outro lado, chamou outras pessoas para retirar as formigas de cima do meu pai. Fez toda a higienização, tirou as formigas de cima do meu pai, fez. O negócio para sugar as formigas de dentro do nariz, não tinha formiga dentro do nariz, mas sim, tinha formiga, a gente viu no vídeo, mostra as formigas andando ao redor do nariz dele".
Após tentativas frustradas de abordar a administração do hospital, que o encaminhou ao assistente social, o filho do paciente optou por buscar orientação jurídica diante da situação alarmante.
O Hospital Municipal de São José dos Campos afirmou estar ciente do incidente e imediatamente tomou providências para corrigir o problema. Segundo a instituição, entre os 20 pacientes na UTI, este foi um caso isolado na história do hospital. O hospital realiza dedetizações frequentes e segue rigorosos padrões de higiene, conforme recomendações.
A empresa responsável pelo controle de pragas foi acionada para avaliar e reforçar todos os procedimentos de segurança. O Hospital reiterou seu compromisso com a saúde e bem-estar de todos os pacientes, buscando assegurar que incidentes como esse não voltem a ocorrer.
Comments