top of page

Festa do Mineiro acontece nos dias 13 e 14 de maio no Parque da Cidade em São José dos Campos

Atualizado: 9 de mai. de 2023


Contagem regressiva para a Festa do Mineiro! A tradicional festa, que já está na sua 21ª edição, vai acontecer nos próximos dias 13 e 14 de maio, no Pavilhão Gaivota, no Parque da Cidade, zona norte, reduto mineiro de São José dos Campos. Serão dois dias de shows musicais, barracas de artesanatos, brincadeiras para a criançada e muita comida típica. Confira programação completa abaixo.


A festa começa às 9h do sábado (13), com a Abertura Oficial da Porteira, seguida pela celebração da missa, que está marcada para 10h, no Pavilhão, e distribuição gratuita de café com leite e biscoito de polvilho. Depois disso, é momento diversão e reencontros -- uma oportunidade para colocar a prosa em dia com os amigos e desfrutar da boa culinária.


O evento, que tem entrada gratuita, conta com 30 estandes de comida, 50 de artesanato e 7 atrações musicais no palco principal. A novidade deste ano está por conta do Rancho do Tropeiro, onde tropeiros dos estados de Minas Gerais e São Paulo vão expor as "tralhas”, ressaltando ainda mais a cultura mineira.


A 21ª Festa do Mineiro é realizada pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo e tem o patrocínio da Oscar Calçados e da NipBR.


A Tradição

Desde 2010, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza, anualmente, a Festa do Mineiro, em comemoração ao Dia Municipal do Migrante Mineiro, celebrado em 21 de abril. A festa propõe valorizar a arte e promover a cultura mineira enraizada na cidade, em especial no bairro Santana e adjacências. O evento, que começa com a abertura da porteira ao toque do berrante, atrai milhares de pessoas com suas barracas de comidas e artesanatos típicos, café com biscoito, missa sertaneja, roda de viola e música de raiz.

A Festa do Mineiro é conhecida por saudar os mineiros, que vivem em São José dos Campos, e valorizar sua rica cultura – um bom programa familiar.



Programação:

Dia 13 de Maio (Sábado)

9h – Abertura Oficial da Porteira

10h – Missa

11h – Moçambique da Vila do Tesouro (Pavilhão)

13h – Grupo Tapera (Palco)

14h – A árvore e a aranha (Tenda)

14h30 – Cauique Bonsucesso e Trio Por um Fio (Palco)

15h30 – Show de mágicas (Tenda)

16h – Marcela Oliveira (Palco)

17h – Congada Filhos de N’zambi (Pavilhão)

19h30 – Orquestra Paulista de Viola Caipira (Palco)


Dia 14 de Maio (Domingo)

9h – Abertura

11h – Cordas da Mantiqueira (Palco)

13h – Gustavo e Giba Reys (Palco)

14h – Jongo Mistura da Raça (Tenda)

15h – Jackson Ricarte (Palco)

16h – Teatro de Brinquedos e histórias de papel (Tenda)

18h00 – Adriana Farias (Palco)


Parque da Cidade - Pavilhão Gaivota

Av. Olivo Gomes, 100 - Santana, São José dos Campos/SP

Comments


bottom of page