top of page

Falsa agência de modelo denunciada por mãe de garota de São José dos Campos traficava mulheres para exploração sexual

  • Foto do escritor: Redação | Rádio Clube do Vale
    Redação | Rádio Clube do Vale
  • 19 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura


A Polícia Federal deflagrou a Operação Catwalk nesta quarta-feira, 18 de dezembro para combater o tráfico internacional de mulheres para exploração sexual, praticado por uma falsa agência de modelos. As investigações revelaram que a organização criminosa aliciava jovens com perfis de aparência infantojuvenil, prometendo vagas de modelo no exterior. Até o momento, foram identificadas 10 vítimas, mas a movimentação da quadrilha envolvia o envio de dezenas de mulheres por mês para países da Europa, Oriente Médio e Estados Unidos.


Funcionamento do Esquema

A falsa agência, sediada no Rio de Janeiro, atraía garotas mediante anúncios fraudulentos e contratos abusivos. Estes incluíam cláusulas coercitivas, como multas milionárias e exigência de exames de saúde, desestimulando qualquer desistência. As vítimas, aliciadas sob fraude, eram mantidas em regime de exploração sexual. A investigação aponta casos de violência física e ameaças, garantindo o repasse de até 60% das comissões das atividades sexuais aos criminosos. Os financiadores realizavam pagamentos em criptomoedas para dificultar a identificação.


Medidas da Operação

A ação ocorreu em São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro, motivada por uma denúncia de uma mãe de São José dos Campos, que impediu sua filha de ser enviada ao esquema. A PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e adotou medidas cautelares, como:

  • Apreensão de passaportes e proibição de emissão de novos documentos de viagem;

  • Sequestro de bens dos investigados;

  • Proibição de acesso às redes sociais e comunicação entre os envolvidos.


Outras Descobertas

As investigações mostraram que a suposta agência de modelos não existia, sendo uma fachada para exploração sexual, com atuação prévia em território nacional. O caso exemplifica a gravidade do tráfico de mulheres, expondo o uso de fraudes sofisticadas e redes de aliciamento organizadas para crimes internacionais.

bottom of page