Em dois dias, Ubatuba registra 1.178 atendimentos ligados à síndrome gripal


De acordo com a Vigilância em Saúde de Ubatuba, em apenas dois dias, um total de 1.178 pessoas buscaram atendimento referente aos sintomas de síndrome gripal na Santa Casa do município e nos PA's (Pronto Atendimentos) da Maranduba e do Ipiranguinha. Os atendimentos são referentes ao último final de semana, no sábado (8) e domingo (9).


"O surto de gripe que se espalhou pelo país tem aumentado consideravelmente o número de atendimentos nas unidades de saúde do município", afirmou a Vigilância em Saúde, em nota.


Como medida de prevenção, desde a última segunda-feira (10), os postos da saúde de Ubatuba estão atendendo das 13h às 17h. Tatiana Mansur, secretária adjunta de Saúde explica que munícipes de Ubatuba devem, se apresentarem sintomas leves de gripe e/ou resfriado, ir até o posto mais próximo de suas residências.


No caso de turistas e veranistas, Tatiana recomenda, preferencialmente, a procura pelos PA's e pela Santa Casa.


Como os sintomas de gripe e Covid-19 são muito parecidos, a secretária informa que a equipe médica avaliará todas as situações e que os casos suspeitos de coronavírus serão notificados e encaminhados para a realização de exames de comprovação, de acordo com o protocolo estadual vigente.


A Sesau (Secretaria de Saúde) reafirma a necessidade de manter o distanciamento social, usar máscara de proteção e higienizar corretamente as mãos para a prevenção de ambas as doenças.


O Postão, como é conhecido o Centro de Especialidades Médicas, foi desativado mediante a expansão dos novos atendimentos. A nova medida de expansão aos atendimentos de síndrome gripal garante, segundo a gestão pública, mais agilidade nas consultas, sem que o paciente tenha que se locomover grandes distâncias.


Quer saber os endereços e telefones de contato dos postos de saúde de Ubatuba? Clique no link a seguir e confira: https://www.ubatuba.sp.gov.br/postservicos_categorias/postos-de-saude/


Fonte: Jornal O Vale (texto e imagem copiados na íntegra)