top of page

Deputada federal Erika Hilton denuncia prefeito de São José dos Campos por censura na Flim

  • Foto do escritor: Redação | Rádio Clube do Vale
    Redação | Rádio Clube do Vale
  • 18 de set.
  • 1 min de leitura
ree

A deputada federal Erika Hilton (PSOL/SP) e o ativista de direitos humanos João Vitor Souza protocolaram denúncia no Ministério Público contra o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD). Eles acusam o chefe do Executivo de censura institucional e discriminação LGBTfóbica após a exclusão da escritora e jornalista Milly Lacombe da programação da Flim (Festa Litero Musical).


Milly havia sido convidada pela curadoria para participar de uma mesa de debate, mas foi vetada por decisão do prefeito, que justificou a medida afirmando que sua presença seria “contrária aos valores familiares” que defende e que não permitirá o uso de espaços públicos para manifestações de cunho político-ideológico. O anúncio foi feito após repercussão de falas da escritora em um podcast, nas quais ela associou a “família tradicional, branca e conservadora” ao fascismo.


Segundo ele, a decisão foi tomada em conjunto com a AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), organização que administra o Parque Vicentina Aranha, onde o evento será realizado. Para os autores da denúncia, a decisão de Anderson teve motivação ideológica e discriminatória.


A deputada Erika Hilton classificou o episódio como um ataque à liberdade de expressão, à democracia e à diversidade. Em protesto, as curadoras do evento pediram demissão e outros escritores cancelaram a participação. Em vídeo, Milly afirmou ter recebido ameaças contra sua integridade física e psicológica, sendo impedida de comparecer por questões de segurança.

 
 
bottom of page