top of page

Com mais de 15 mil casos de dengue, São José dos Campos decreta situação de emergência por epidemia da doença


Com mais de 15 mil casos confirmados, a Prefeitura de São José dos Campos decretou situação de emergência devido à epidemia de dengue. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira, 25 de março.


O aumento no número de casos e mortes pela doença na cidade neste ano motivou a decisão. Até o momento duas pessoas idosas, sendo um homem e uma mulher já morreram por dengue em São José dos Campos.


Outro fator que motivo a decisão, segundo o decreto, foi a condição climática atual da região, com ocorrência de chuvas, favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.


Além disso, a prefeitura menciona que a epidemia apresenta 'potencial risco de extrapolação a capacidade de resposta, bem como saturar o Sistema Único de Saúde sob direção municipal'.


Com o decreto de emergência já em vigor, desde a data da sua publicação, que seguirá até que a situação de dengue seja normalizada na cidade, fica mais fácil para adquirir insumos e materiais. Também há a possibilidade de contratar servidores temporários para atender à demanda decorrente do aumento nos casos.


A Secretaria de Saúde confirmou 15.837 casos da doença e duas mortes por dengue neste ano, ambas em idosos - um homem e uma mulher. Diante do aumento dos casos, São José dos Campos tem implementado diversas ações para conter o avanço da doença, como nebulização, vistorias casa a casa e orientação aos moradores.

Comments


bottom of page