Com alta demanda em hospitais, São José dos Campos vai ter teste para covid nas UBSs


Com os hospitais cheios e longa espera, São José dos Campos vai ter testes para Covid-19 também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir de segunda-feira (10). De acordo com a prefeitura, antes os testes eram feitos apenas nos hospitais municipais e nas UPAs e a expectativa é que com a distribuição, seja reduzida a espera por atendimento nas unidades.


As festas de fim de ano e a circulação de uma nova variante fizeram subir o número de casos de Covid-19 na cidade. Somada a circulação do vírus H3N2 da gripe, a demanda nos hospitais subiu e se aproxima do que era visto em meses de auge da pandemia.


Antes, o paciente com algum sintoma respiratório ou suspeita de Covid-19 precisava ir até um dos hospitais municipais ou UPAs para fazer a testagem. Com a mudança no atendimento para absorver a demanda, a prefeitura distribuiu os testes, que agora vão ser feitos também nas UBSs.


A Prefeitura recomenda que as pessoas que estejam com sintomas como tosse, dor de garganta e coriza, procurem a UBS mais próxima e realize a testagem para a Covid-19.


Já quem apresentar sintomas como febre por mais de 72 horas ou falta de ar, devem ir até um hospital ou UPA.


Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região