Os coletores de lixo de São José dos Campos estão em greve pelo segundo dia consecutivo, reivindicando melhores condições de trabalho.
A paralisação começou na manhã da última terça-feira, 6 de junho, quando a categoria decidiu não realizar a coleta programada às 6h20.
Nove funcionários foram demitidos pela empresa Beta Ambiental, que alegou que eles estavam impedindo a entrada de outros colaboradores na sede. A empresa propôs uma assembleia às 9h30 desta quarta-feira, 7 de junho, para chegar a um acordo e restabelecer o serviço de coleta.
A Prefeitura de São José dos Campos informou que abriu um TCI (Termo de Constatação de Irregularidade), que é um comunicado à empresa para que a situação seja regularizada dentro de um prazo.
Caso isso não aconteça, um processo pode ser aberto com geração de multa. A gestão informou também que, caso o serviço não seja reestabelecido, a Urbam passará a recolher o lixo orgânico.
Outras Greves
A empresa Beta Ambiental foi contratada e assumiu o serviço de coleta de lixo em junho do ano passado e, desde então, essa é a terceira paralisação feita pelos coletores do município. São cinco anos de contrato.
A primeira greve aconteceu em outubro, quando o motivo foi a reivindicação por melhores condições de trabalho, e a segunda em maio deste ano, por falta de pagamento de benefícios.