Cinco cães morrem após mutirão de castração em Jacareí
- Redação | Rádio Clube do Vale

- 17 de abr.
- 2 min de leitura

A morte de cinco cães após procedimentos de castração realizados em um mutirão promovido pela Prefeitura de Jacareí levou a administração municipal a instaurar um comitê investigativo para apurar os fatos. As cirurgias ocorreram entre os dias 9 e 12 de abril em uma unidade móvel de castração, o chamado castramóvel.
O serviço, que é gratuito e voltado ao controle populacional de animais domésticos, está ativo na cidade desde 2018 e já contabiliza cerca de 12 mil castrações. Com os recentes óbitos, as atividades do programa foram suspensas temporariamente, incluindo os procedimentos que estavam agendados para o último domingo (13), ainda sem nova data prevista.
O comitê será formado por representantes da Procuradoria Municipal, da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria, da Diretoria de Proteção Animal, além de um integrante da sociedade civil. O grupo terá até 30 dias úteis, a partir do dia 15 de abril, para concluir a apuração e apresentar um relatório com os resultados.
As castrações foram realizadas por uma empresa terceirizada, sediada em Mogi Mirim, que mantém contrato com o município e já atuou em outras edições do mutirão. De acordo com a prefeitura, a prestadora de serviços soma mais de 8 mil procedimentos realizados em anos anteriores, sem registro de mortes.
Em nota, a empresa lamentou os casos e afirmou que também está conduzindo uma investigação interna para identificar eventuais falhas. Os tutores dos animais foram contatados para autorizar exames de necrópsia, que devem contribuir para esclarecer as causas dos óbitos.
A Prefeitura reforçou que está acompanhando o caso de perto e que todas as medidas cabíveis estão sendo adotadas para garantir a transparência da apuração e a segurança dos futuros atendimentos.
📷 Foto: Reprodução/TV Vanguarda







