Brasil tem 2 primeiros casos confirmados da variante Ômicron. Infectados não estavam vacinados


A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou nesta terça-feira (30) os dois primeiros casos da variante Ômicron no Brasil. A confirmação oficial foi feita após análise do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, por meio de um sequenciamento genético feito pelo laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein.


Os dois casos da nova linhagem do coronavírus são um brasileiro, de 41 anos, que voltou ao Brasil na semana passada vindo da África do Sul e a esposa, de 37 anos. O casal de missionários está em isolamento domiciliar, de acordo com autoridades sanitárias de São Paulo.


Ainda segundo informações preliminares da Secretaria de Saúde, os dois primeiros infectados com a variante Ômicron da Covid-19 no Brasil não estavam vacinados contra a doença.


O casal teve fadiga leve e tosse, mas não apresentou febre. Os dois contaminados são marido e esposa, ambos de São Paulo. O homem chegou ao Brasil vindo da África do Sul no dia 23 de novembro, antes da notificação mundial sobre a identificação da nova variante, ressaltou a agência.


A Secretaria Municipal de Saúde da capital paulista informou que, neste momento, equipes de saúde estão na residência dos pacientes e a secretaria “apura os possíveis contatos de ambos para que seja possível fazer imediatamente o rastreamento e o monitoramento de todos, além de comprovar a situação vacinal da família”.


Fonte: Terra / Metrópoles