top of page

Anel Viário passa por obras a partir desta segunda-feira, 4 de julho, em São José dos Campos


A Prefeitura de São José dos Campos deu início a um pacote de obras na avenida Florestan Fernandes, o Anel Viário, que inclui obras de alargamento de via, recapeamento asfáltico, além da implantação de novo acesso à avenida José Longo e de ciclovia. As obras fazem parte do plano de gestão da atual administração e irão melhorar a fluidez no trânsito.


Os serviços serão realizados pela empresa Emparsanco Engenharia S.A que venceu a licitação apresentando o menor preço. O valor da obra é de R$ 11,4 milhões e o prazo é de 14 meses.


As obras terão início na próxima segunda-feira (4) de julho com três frentes de trabalho: alargamento das vias, demolição de muro de concreto e contenção com talude e do novo acesso à José Longo.


As obras de alargamento do Anel Viário, entre o viaduto Kanebo e o trevo da Avenida Jorge Zarur, sentido centro, terão quatro trechos de intervenção por meio do reposicionamento das baias de emergência e de defensa metálica, além da demolição de um paredão de terra para alargamento da via.


O primeiro trecho, próximo ao complexo do Aquarius Open Mall, prevê o alargamento da 4ª faixa a partir da alça de acesso ao condomínio Reserva da Barra, antes do acesso à região do Jardim Satélite, possibilitando a continuidade da terceira faixa de rolamento, sentido centro.


Já no trecho de acesso à região da Vila Ema, haverá recuo da baia de emergência, permitindo a continuidade da terceira faixa. Mais a frente, a defensa metálica será reposicionada garantindo a extensão da via.


A frente, um trecho de cerca de 50 metros do paredão de concreto será demolido para alargamento da via e criação de uma faixa adicional de acomodação para os veículos que vêm da região sul, sentido centro, evitando interferência com as três faixas existentes na avenida Florestan.


Também está previsto um novo acesso do Anel Viário para a avenida José Longo. A nova alça a ser criada será um elevado que sairá sob o viaduto Heitor Vila Lobos se conectando com o viaduto José Longo, encurtando e dando agilidade ao trajeto sentido centro.


O pacote de obras prevê ainda a construção de uma ciclovia, que irá conectar o Centro da Juventude até a passarela do Anel Viário, próxima ao condomínio Reserva da Barra. Ao longo de todo o trajeto de cerca de dois quilômetros, haverá alargamento de passeio, adequação das rampas de acessibilidade, implantação de travessias elevadas e instalação de faixas de pedestres.


Também está previsto o recapeamento, nos dois sentidos, do trecho entre o viaduto da Kanebo até a curva do S na Avenida Doutor Nelson D'avila, totalizando cerca de oito quilômetros.

bottom of page