Movidos por um "desafio" viral de uma rede social, alunos da escola estadual José Mariotto Ferreira, que fica em São José dos Campos, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), se mutilaram com a lâmina de apontadores.
O pai de um dos alunos denunciou o caso à direção da escola, que fez uma reunião com os alunos para orientação.
De acordo com esse pai, alunos de 10 a 13 anos, desafiavam uns aos outros a conseguirem o maior número de cortes, eles desmontavam apontadores e, com a lâmina, iam para o banheiro e eram desafiados a fazer cortes nas mãos, e a se contaminarem com o sangue uns dos outros. Eles teriam encontrado esse "desafio" em uma rede social de compartilhamento de vídeos curtos. Pelo WhatsApp eles compartilhavam as fotos dos cortes para a contagem.
A Secretaria Estadual de Educação informou que acompanha o caso e que colocou psicólogos à disposição para atender os alunos, mediante autorização dos pais.
Psicóloga faz alerta aos pais
A psicóloga, Fabiana Luckemeyer, especialista no comportamento de adolescentes, em entrevista ao portal "G1 Vale do Paraíba e Região", fez alerta aos pais para estarem atentos às mudanças de comportamentos dos filhos e manter diálogo aberto para que, casos como esses, sejam relatados.
A especialista ainda ressalta que os pais e educadores devem ficar atentos às mudanças de comportamentos. A automutilação no caso foi um ‘desafio viral’ mas é uma doença, entretanto, ela ressalta que é preciso acolher para que o adolescente compreenda a gravidade do fato.
Comments