top of page

Prefeitura quer retomar Virada Cultural em São José dos Campos e cogita até uso de recursos próprios


A Prefeitura de São José dos Campos quer trazer de volta a Virada Cultural Paulista para os palcos joseenses. O evento, realizado anualmente pelo governo estadual, conta com shows musicais, espetáculos de dança e teatro.

A Virada Cultura deixou de ser sediada na cidade em 2016 por uma decisão da gestão do ex-prefeito Carlinhos de Almeida (PT). Na época, a FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) alegou não ter recursos financeiros para arcar com a infraestrutura do evento, única contrapartida municipal para a realização da Virada na cidade. Com a decisão, evento passou a ser realizada na cidade de Taubaté.

A retomada da Virada Cultural na cidade foi uma das promessas do prefeito Felicio Ramuth (PSDB) na campanha eleitoral de 2016. De acordo com a gestão municipal, a cidade vai se candidatar para receber o evento novamente neste ano, e, como alternativa, planeja usar recursos próprios.

"Vamos aguardar o retorno e se a Virada vier, recurso não vai faltar. Caso isso não aconteça, vamos fazer uma Virada nossa, sem depender do governo estadual", afirmou Aldo Zonzini, presidente da FCCR.

"Não conseguimos realizar o evento nos anos anteriores por que a vaga foi para Taubaté. Em 2017 e 2018, alguém precisaria desistir da vaga para que o evento voltasse à cidade."

CHAMAMENTO

A Virada Cultural Paulista é realizada pela organização social Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte), através do governo estadual.

Em 2019, a Secretaria de Cultura e Economia criativa vai realizar um chamamento público para que prefeituras possam se inscrever e demonstrar interesse na realização da Virada Cultural em suas cidades.

"Essa tipo de chamamento vai ser inédito e deve tornar a relação com as prefeituras mais republicana. O chamamento será lançado em breve", afirmou Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia do governo estadual.

Fonte: O Vale (Texto e imagem copiados na íntegra)


bottom of page