Trinta e três crianças foram transferidas depois que uma creche em Jacareí foi fechada por causa da infestação de escorpiões. A unidade funciona no EducaMais Jacareí e o fechamento foi anunciado pela direção nesta segunda-feira (11). A prefeitura informou que faz ações para o combate ao animal e que não há prazo para que as aulas sejam retomadas no local.
A unidade atende a região do Parque dos Sinos. Segundo os pais, eles levaram os filhos nesta segunda-feira (11) para a aula e foram atendidos normalmente, até que no meio do dia foram acionados para uma reunião emergencial.
Um dos pais conta que a direção informou que foi constatada uma infestação de escorpiões e para a segurança dos alunos, a unidade deveria ser esvaziada. As crianças seriam transferidas para outras unidades até que fossem adotadas as medidas para garantir a segurança dos alunos.
Ao longo do ano, segundo a prefeitura, foram encontrados três escorpiões na unidade que atende 33 crianças. Em toda a cidade, desde 2017 foram registrados 36 casos de picada de escorpião. Este ano, não houve registros de vítimas de escorpião.
Outro lado
Segundo a prefeitura, os alunos foram transferidos para outras creches nos bairros Jacarezinho, Centro, Jardim Primavera e Villa Branca.
Por nota, a gestão ainda alegou que a região onde fica a unidade é considerada de vulnerabilidade e vai permanecer fechada até que “sejam realizadas todas as ações que irão garantir, definitivamente, a segurança das crianças e dos funcionários”.
A gestão informou que uma empresa foi contratada para a coleta do animal e que vai fazer melhorias para evitar novas aparições, como reforço nas telas. Apesar disso, não há um prazo para que as aulas sejam restabelecidas na unidade.
Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região (Texto e foto copiados na íntegra)