top of page

Serpente é encontrada em parquinho infantil em São José dos Campos


Uma serpente foi encontrada no último domingo (24) em uma árvore em um parquinho público infantil no Jardim Jatobá, em São José dos Campos (SP). O animal foi recolhido pelo centro de zoonoses (CCZ) da prefeitura. (veja foto acima)

De acordo com a bióloga Edvana Oliveira, do serpentário da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), era uma cobra cascavel, espécie comum na região, com hábitos noturnos. A espécie é peçonhenta.

"Cobram como essa podem ser encontradas também durante o dia, tomando sol, para aumentar a temperatura do corpo [ativando o metabolismo]", disse

Em caso de acidente, o hospital de referência na cidade tem o soro específico. Em São José, esse hospital é a o Hospital da Vila Industrial.

Lei

Como essa cobra é um animal silvestre, protegido por lei, maltratar ou matar é considerado crime. Porém, antes da chegada do chegada do CCZ, ela foi morta.

Caso animais como esse sejam encontrados em áreas urbanas, a orientação é entrar em contato com a polícia ambiental ou bombeiros para fazer a captura.

A serpente que estava no parquinho foi recolhida pelo centro de zoonoses de São José. O telefone do órgão é o 156.

Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região


bottom of page