top of page

São José dos Campos confirma morte de dois irmãos por febre maculosa


A Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos confirmou nesta segunda-feira (27) a morte de dois irmãos por febre maculosa. As vítimas, de 36 e 39 anos, morreram no início do mês de agosto. O pai deles segue internado em estado grave com os mesmos sintomas da doença.

Emerson da Silva Machado, de 39 anos, e Erica da Silva Machado, de 36 anos, tiveram os primeiros sintomas da doença no dia 23 de julho, depois de passarem o fim de semana em um sítio da família no bairroÁguas de Canindú, na zona norte.

Eles sentiam dor de cabeça, febre e dores pelo corpo quando procuraram o médico dois dias depois dos primeiros sintomas. Em pouco mais de dez dias, eles não resistiram e morreram. À época da morte, os médicos investigavam dengue, febre amarela, febre maculosa, leptospirose e H1N1. A confirmação foi feita apenas nesta segunda (27).

Após a morte, segundo a família, o pai das vítimas, Edson César Machado, 64 anos, passou a ter os mesmos sintomas. Ele segue internado na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Hospital da Vila Industrial e o caso ainda é investigado pela vigilância. O prazo para que o diagnóstico seja confirmado não foi informado.

Além desses casos, a Vigilância Epidemiológica também investiga a morte de um homem 42 pela doença. Também não há prazo para que o diagnóstico seja confirmado.

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela, encontrado em cavalos, bois, mas também em animais domésticos como cães, roedores e aves. O carrapato é infectado com o animal e transmite a doença em contato com a pele humana.

FONTE: G1 Vale do Paraíba (Texto copiado na íntegra)


bottom of page