Quatro funcionários foram agredidos e equipamentos foram quebrados em uma confusão nesta segunda-feira (13) na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Campo dos Alemães em São José dos Campos (SP).
De acordo com a prefeitura, a dupla que provocou a confusão se revoltou após ser constatada a morte de um paciente com quadro de overdose. O jovem e o adolescente que provocaram a confusão acompanhavam o paciente de 24 anos.
Por volta das 23h, os dois teriam se revoltado e começado uma discussão com os funcionários. Na ação, eles invadiram a sala do médico, agrediram o homem e depredaram o espaço. Para tentar conter, duas enfermeiras e um controlador de acesso também se envolveram na confusão e foram agredidos.
A guarda municipal foi acionada e foi ao local. O adolescente foi apreendido e o homem detido. Os dois foram encaminhados à Polícia Civil e o maior vai responder pelo dano ao patrimônio público e lesão corporal.
O Sindicato dos Servidores Municipais informou que lamenta o ocorrido e que está dando suporte aos profissionais.
A entidade alega ainda que solicita junto à prefeitura o aumento do efetivo da guarda municipal para garantir a segurança dos servidores e reforço nos mecanismos de segurança. “O sindicato já solicitou inúmeras vezes que o governo faça levantamento dos casos de violência, afim de gerar estatísticas e soluções, mas nada foi feito”, acrescentou por nota.
A prefeitura de São José dos Campos informou que mantém um guarda no local, mas ele estava afastado do posto por problemas de saúde. Por causa do baixo efetivo, de acordo com a gestão, não houve substituição, mas a previsão é de que hoje um novo guarda seja realocado para a unidade.
Sobre o baixo efeitvo, disse que foi aberto concurso para guarda e que os novos profissionais selecionados devem começar em janeiro.