top of page

SP prevê vacinar mais de 630 mil contra gripe no Vale, campanha começou na última segunda (23)


A campanha de vacinação contra a gripe teVE início na última segunda-feira (23) em todo o Estado de São Paulo. No Vale do Paraíba, a expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é que mais de 630 mil pessoas sejam imunizadas contra o vírus Influenza.

BEM ESTAR: Campanha começa nesta segunda em todo país

As vacinas estarão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios até 1° de junho em três etapas e, também, no Dia D - Dia da Mobilização Nacional -, que acontece em 12 de maio para todos os grupos. (veja calendário abaixo)

A meta determinada pelo Estado é vacinar pelo menos 90% do grupo prioritário. Na região, a previsão é atingir cerca de 250 mil idosos (60 anos ou mais); 140 mil crianças (de seis meses a cinco anos); 67 mil de profissionais de saúde; 25 mil gestantes e 210 mil pessoas com comorbidades - como asma, diabetes e baixa imunidade.

As três maiores cidades do Vale esperam ultrapassar a meta estabelecida, a exemplo do ano passado, quando foram vacinadas mais de 300 mil pessoas: 192 mil em São José dos Campos, 62 mil em Taubaté e mais de 65 mil em Jacareí.

Em 2017, foram 13 mortes confirmadas por gripe em Taubaté, uma em Jacareí e nenhum registro em São José. Neste ano, já foram quatro óbitos confirmados em Taubaté e nenhum nas demais cidades.

As equipes de Vigilância Epidemiológica da região reforçam a importância da vacinação contra a gripe, principalmente para os grupos de risco.

A coordenadora do Programa de Vacinação de São José , Cristina Alvarenga, afirmou que muitos ainda deixam de se vacinar por receio. "Ainda há falta de informação. No ano passado, por exemplo, a meta de vacinação para gestantes ficou um pouco abaixo do esperado. É importante ressaltar que não há riscos para as gestante e nem para os bebês", disse.


bottom of page